É o resultado da explosão de uma grande estrela no minimo 100x maior que o Sol.
TIPOS DE GALÁXIA
-Espiral
-Irregular
-Espiral barrada
-Elíptica
TEORIA DO UNIVERSO PROPULSANTE
As galáxias irão parar e por gravidade irão, então, aproximar-se umas das outras. Irão colidir e explodir, resultando uma bola inicial.
TEORIA DO BIG-BANG
Há cerca de 15 a 20 mil milhões de anos, o Universo estava concentrado numa pequena bola de partículas. A determinada altura essa bola ganhou energia e explodiu, deu-se o Big-Bang (grande explosão). Estas particulas (passado pouco tempo) originaram todo o hélio e hidrogénio que ainda hoje existe no Universo. O hélio e o hidrogénio fundiram-se e originaram os restantes elementos quimicos que formaram a matéria. A matéria começou a agrupar-se por acção da gravidade e originaram as galáxias. Os cientistas descobriram que ainda hoje as galáxias se estão a afastar umas das outras, o que significa que o Universo se está a expandir.
ASTERÓIDE
Astro rochoso de forma irregular.
sábado, 25 de outubro de 2008
COMETA
Corpo rochoso de forma esférica que à medida que se afasta da estrela vai ganhando sujidade (poeiras e gases) congelados, e quando se vai aproximando da estrela essas particulas congeladas descongélam. Tem uma órbita excentrica
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
PLANETAS SECUNDÁRIOS
Corpo rochoso de forma esférica, geralmente de menor dimensão em relação ao planeta principal e descrever um movimento de translação em relação ao planeta principal de que depende.
Planetas
Corpo rochoso de forma esférica, geralmente de grande dimensão em relação ao planeta secundário e descreve um movimento de translação em relação à estrela de que depende.
ESTRELAS
São astros rochosos de forma esférica de grande dimensão e que tem na sua superficie grandes quantidades de hélio e de hidrogénio, gases responsáveis pela luminosidade das estrelas.
SISTEMAS
São conjuntos de uma ou duas estrelas que têm na sua dependência numerosos astros: planetas principais e secundários, cometas, astróides etc ...